Não restando dúvidas
quanto à existência do Enigma e quanto à idoneidade de Publius, passo a realizar a
interpretação do mesmo, começando por expor alguns postulados (sedimentados por
diversas discussões com fans) que servirão de apoio para este trabalho. Assim, tenhamos
em consideração o seguinte: 1) O tema central do álbum
seria a dificuldade ou a falta de comunição, em sentido genérico;
2) As músicas-chave do enigma são: What do you want from me, Poles Apart, A great day
for fredom, Lost for words e High Hopes;
3) As imagens do encarte às quais deveremos nos ater são as referentes às músicas
acima;
4) O encarte tem extrema importância para a solução do Enigma;
5) David Gilmour se converteu ao Cristianismo antes ou quando se casou com Polly Samson;
Assim, tendo como substrato tais informações, iniciarei a solução do enigma afirmando
que existem no mínimo três níveis de interpretação para o álbum, cada um mais
profundo do que o outro.
O primeiro nível é o mais óbvio, podendo ser percebido por qualquer fan que acompanha o
trabalho da banda ao longo do tempo. Sabe-se que uma temática muito repetida nos dois
últimos álbuns é a rixa entre Gilmour e Waters. Pode-se dizer, também, que há algumas
referências a Syd Barret (Poles Apart) e a Polly Samsom (What do you want from me). Esse
nível, no entanto, não nos interessa muito.
Passando para o segundo nível de interpretação, pode-se afirmar que o tema central do
álbum é a dificuldade ou a falta de comunicação entre os seres humanos. Isso já é um
concenso entre os fans, sendo que até o próprio Gilmour já o admitiu. O fato de as
caras (escultura da capa do encarte) encontrarem-se separadas revela a temática do álbum
mostrando duas feições humanas separadas e uma só feição dividida em duas (quando se
olha firmemente para a figura percebe-se que ela também é uma só, mas dividida ao
meio). Há outras referências bem expressas, como na introdução de Keep Talking em que
ouve-se a voz sintetizada de Stephen Hawking (cientista portador de esclerose múltipla,
doença esta que impede a sua comunicação, senão pelo sintetizador de voz) exortando os
seres humanos pela necessidade do diálogo. E assim sucessivos e inúmeros exemplos. Tal
compreensão era o limite máximo que poderíamos chegar sem as dicas de Publius, as quais
nos levaram a um terceiro raciocínio.
Desta forma, chegamos a um ponto crítico que necessita da ajuda do leitor para a
compreensão total do problema. Alerto para o fato de que todos devem procurar eximir-se
de quaisquer espécie de preconceitos que possam influir na solução do enigma. Dito
isso, passo a explicar as minhas idéias e, em seguida, as justificativas:
a) The Division Bell possui um tema voltado para religião, notadamente as que acreditam
em Jesus Cristo como Filho de Deus e Salvador. Considerando que as alusões a Deus e Jesus
Cristo são inúmeras, passo a elencá-las:
Take it back
Now I have seen the warnings, screaming from all sides
It's easy to ignore them and God knows I've tried
All of this temptation, it turned my faith to lies.
Until I couldn't see the danger on hear the rising tide
Traga de volta
Agora eu tenho visto os avisos, gritando por todos os lados
É fácil ignorá-los e Deus sabe que tenho tentado
Toda essa tentação transformou minha fé em mentiras
até que eu não possa ver o perigo de ouvir a maré que sobe
Lost for words
To martyr yourself to caution
Is not going to help at all
Because there'll be no safety in numbers
When the Right One walks out of the door
Perdido em palavras
Penalizar você mesmo para prevenir-se
não irá ajudá-lo muito
Porque não existirá certeza nos números
Quando "O Certo" atravessar a porta
A expressão "Right One" refere-se a Jesus Cristo como
sendo o único que já habitou a Terra e aqui permaneceu imune a tentações e ao pecado.
Assim considerado, este trecho nos remete ao algum momento bíblico, provavelmente o
Apocalipse, em que Jesus volta para o Juízo Final e quando, também, ele leva consigo a
sua legião de fiéis. A referência a "certeza nos números" significa a
certeza na salvação. O livro do Apocalipse de João (7:4,9) menciona o fato dos
escolhidos serem em número de 144 mil dentre as diversas tribos do mundo.
Outra referência bíblica que pode ser notada, agora não com relação ao encarte do
álbum "The Division Bell", mas com relação ao encarte do álbum "A
Momentary Lapse of Reason" (Versão 1994 - USA) é a presença de novas fotos e
indícios do Enigma. As fotos seguem abaixo:
Essa foto, integrante do novo encarte do disco
"Momentary", possui uma inscrição "Publius" localizada em letras
quase invisíveis no lado inferior esquerdo da imagem. Quem tiver o encarte pode perceber
que não se trata de uma montagem.
Tal foto veio comprovar ainda mais a nossa teoria sobre o final dos tempos. Diz a Sagrada
Escritura (Apocalipse, 14:14-20) "E olhei, e eis que vi uma nuvem branca, e uma
pessoa, sentada sobre a nuvem semelhante ao Filho do homem, a qual tinha na sua cabeça
uma coroa de ouro, na sua mão, uma foice aguda. E outro anjo saiu do tempo, gritando em
alta voz para o que estava sentado sobre a nuvem: Mete a tua foice, e sega, porque é
chegada a hora de segar, pois a seara da terra está seca. (....) Mete a tua foice aguda,
e vindima os cachos da vinha da terra, porque as suas uvas estão maduras. O anjo meteu a
sua foice aguda à terra, e vindicou a vinha da terra, e lançou a vindima no grande lagar
da ira de Deus no inferno; e o lagar foi pisado fora da cidade, e do lagar saiu sangue que
subiu até os freios dos cavalos, num espaço de mil e seiscentos estádios.
O trecho citado se refere à primeira ceifa realizada por Jesus durante a tribulação do
Juízo Final. Segundo a profecia, essa seria uma espécie de "limpeza" feita na
terra, pois já havia chegado a hora para o julgamento, momento em que os ímpios foram
condenados para a morte eterna.
b) Ao lado das menções a Jesus e a Deus, chamo a atenção para
a letra da música High Hopes, quando Gilmour e Samson escrevem:
High Hopes
(...)
The ringing of the Division Bell had begun
Along the Long Road and on down the Causeway
Do they still meet there by the Cut Esperanças Superiores
(...)
O soar do Sino Divisor havia começado
No decorrer da Longa Estrada e abaixo do Calçamento
Eles ainda se encontram lá pelo Atalho
Looking beyond the embers of bridges glowing behind us
to a glimpse of how green it was on the other side
(...)
At a higher altitude with flag unfurled
We reached the dizzy heights of that dreamed of world
Olhando através das brasas das pontes que cintilam atrás de
nós
para ter uma noção de quão verde era do outro lado
(...)
Numa elevada altitude com bandeira estendida
Nós alcançamos alturas vertiginosas daquilo sonhado como mundo
The grass was greener
The light was brighter
The taste was sweeter
The nights of wonder
With friends surrounded
The dawn mist glowing
The water flowing
The endless river
Forever and ever A grama era mais verde
A luz era mais brilhante
O gosto era suave
As noites de surpresa
Com amigos ao redor
A névoa da aurora reluzindo
A água correndo
O rio infinito
Para todo o sempre
Na primeira citação, consideramos que o Sino da Divisão é o
sinal do fim dos tempos, é o sinal do Apocalipse, do fim do mundo, da divisão entre o
mal e o bem, da salvação dos bons e da condenação dos maus. A expressão "Long
Road" quer dizer "estrada da vida" e a expressão "Calçamento"
(também pode ser "calçada") quer dizer um caminho mais seguro pela estrada da
vida. A calçada, no mundo real, é o lugar seguro destinado ao trânsito de pedestres,
longe dos perigos da rua. A metáfora como um todo significa que aqueles que trilharem por
um caminho reto e seguro se encontrarão 'em algum lugar' de forma mais breve e
tranqüila.
A segunda citação refere-se ao desejo de todos os mortais de um dia habitarem o
paraíso, desfrutarem das veredas e da serenidade do reino dos céus, um ambiente perfeito
de harmonia e paz.
A terceira citação, por sua vez, é mais contudente e direta. Considero a parte mais
linda da canção e dedico a ela uma atenção especial. Esse trecho é uma espécie de
pequena oração que demonstra todo o caráter religioso da música que contém o nome do
disco. As descrições dos versos correspondem à descrição hipotética do paraíso,
através de luzes e suavidade, com amizade e o principal: a eternidade. High Hopes é,
nada mais, do que uma oração em que se visa à morada eterna, algo como grandes
esperanças dedicadas àquilo que todos nós sonhamos como mundo.
c) a catedral de Ely está fotografada entre as bocas das duas caras do encarte. Isso é
mais uma confirmação da nossa teoria com relação à falta de comunicação com Deus.
d) outra referência ao final dos tempos é a coincidência entre
os sinos introdutórios da faixa High Hopes e da faixa "Fat Old Sun", do álbum
"Atom Heart Mother". Apesar de ser de sutil percepção, os sinos dessas duas
faixas são idênticos. Quando analisadas conjuntamente, notamos que as duas músicas
fazem referência a um estado de alegria e harmonia como "amigos ao redor" e
"risadas de crianças em meus ouvidos"; "the ringing of the division bell
had begun" "distant bells, new mown grass". Ao nosso sentir, as duas
músicas são conectadas pelo tema comum que é o fim de alguma coisa, no caso de
"Fat Old Sun" que é o fim do dia, pôr do Sol, e em "High Hopes",
final dos tempos.
Dito isso, já está evidente a solução enigma. O álbum The Division Bell trata da
falta de fé dos seres humanos (Keep Talking) em permanecerem em guerras e pecados (A
great day for freedom), desvinculando-se do projeto de Deus pela falta de comunicação
com Ele próprio e com seu Filho. The Division Bell é um alerta aos homens para crerem
que existe um paraíso e que todos devemos almejá-lo.
Resta-me dizer, então, qual era o prêmio do Enigma. O prêmio tão almejado pelos fans e
pelos "investigadores do Enigma" levou-os a escavar as imedições da Catedral
de Ely, em Cambridge (aquela que aparece na capa do encarte), na procura de um tesouro
material ou de alguma relíquia. Tolos!!! Não souberam entender o Enigma. A falta de
comunicação com Deus chegou ao extremo, ao pico máximo, nessa demonstração de
materialismo humano. Saibam estes e saibam todos que o prêmio do enigma é o próprio
paraíso, ou nas próprias palavras de Publius em sua 3ª mensagem: "I would like to
think that for all your time spent listening, discussing and thinking about Pink Floyd,
you would be drawn to something unique and potentially extraordinary / Eu gostaria de
acreditar que por todo o tempo que vocês gastarem escutando, discutindo e pensando sobre
Pink Floyd, vocês seriam levados a algo único e potencialmente extraordinário".
Por fim, reservo-me o direito de conduzir a interpretação do Enigma nessa direção,
tendo em vista que várias outras interpretações foram feitas e todas que chegaram ao
meu conhecimento não possuem essa linha de raciocínio. Assim, peço aos amigos que
tiverem acesso a esse texto e que porventura desejem citá-lo ou copiá-lo, façam
referência expressa e visível à minha pessoa, na qualidade de autor. Obrigado.
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